04/11 - CNM Qualifica EaD: A importância da municipalização ambiental, sua fiscalização e a estrutura administrativa de apoio ao meio ambiente


O Poder Público Local é o responsável primeiro por agir na proteção ambiental, em especial na ação preventiva a evitar o dano sobre o meio ambiente, e, jamais sendo omisso. Esta observação decorre do fato de que o Município é dos Entes Federados que mais próximo está da população e diretamente demandado. Assim comumente pode-se antecipar aos fatos e evitar o dano ambiental. Está ali, como um guardião maior de nosso patrimônio, aquele que, não é de ninguém e ao mesmo tempo de todos, ou seja, o nosso imenso patrimônio natural, genético e histórico.

Está claro para toda população brasileira que esta quer ter a cada dia melhores condições de vida que em suma é qualidade de vida!

Para que isto se torne realidade é fundamental que o Município através do Poder Executivo se estruture na área ambiental.

Importante também que nas Câmaras de Vereadores também se instalem as Comissões Legislativas de Meio Ambiente.

A Confederação Nacional de Municípios - CNM e o Instituto Paulo Ziulkoski - IPZ trazem essa qualificação totalmente online.


Palestrante: Valtemir Goldmeier

Formado em Engenharia com especialização em Transportes Públicos. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e mestre em Engenharia. Servidor do município de Novo Hamburgo/RS. Foi assessor da FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul. É Fundador do Conselho Estadual de Meio Ambiente - COSEMA -. Foi por duas vezes Presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente da FAMURS.



Inscrições GRATUITAS para servidores de municípios filiados adimplentes à CNM com o limite de até 3 inscrições, a partir da , investimento de R$90,00 por servidor. As vagas são limitadas, inscreva-se e garanta a sua!

O valor de inscrição para participante de Município não filiado à CNM ou pessoa não vinculada a Município será de R$190,00. Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma. 

Módulo I - dia 04 de novembro, das 9hs às 12hs

A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DE APOIO AO MEIO AMBIENTE E SEU ÓRGÃO AMBIENTAL MUNICIPAL (O.A.M)

- Razões de ter o município, como ente federado, seu Órgão Ambiental Municipal na estrutura administrativa local

- Vantagens de ter um Órgão Ambiental Municipal

- Forma de estruturar um Órgão Ambiental Municipal

- Base Legal

- Parcerias

- Atuação Inicial do Órgão Ambiental Municipal

- Formas de Obter Recursos para o Município para Projetos de Interesse Ambiental

 

Módulo II - dia 06 de novembro, das 09hs às 12hs

A IMPORTÂNCIA DE O MUNICÍPIO MUNICIPALIZAR SUA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DE LICENCIAMENTO e FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL DE ATIVIDADES DE INTERESSE LOCAL ATRAVÉS DO ÓRGÃO AMBIENTAL MUNICIPAL

- Razões de ter o município, como ente federado, municipalizar o licenciamento ambiental e a fiscalização através da sua estrutura administrativa local

- Vantagens de ter um Órgão Ambiental Municipal

- Forma de estruturar-se para o Licenciamento Ambiental Local

- Base Legal (Constituição/Lei Complementar/ Leis Ordinárias/ Decretos/Resoluções e Normas Técnicas)

- Atuação Inicial do Licenciamento das Atividades de Impacto Local pelo Órgão Ambiental Municipal

- Atuação Inicial quanto a Fiscalização das Atividades de Impacto Local pelo Órgão Ambiental Municipal


Certificado:

Para emissão do certificado será preciso atingir a carga horária mínima de 75%.


Informações ou dúvidas? Contate-nos:

(61) 2101-6000 - (51) 3407-4935 | [email protected][email protected]


Horário:

O evento será realizado no fuso horário de Brasília/DF.

 

*CERTIFIQUE-SE DE PREENCHER O E-MAIL CORRETO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO POIS SERÁ ATRAVÉS DO MESMO QUE ENCAMINHAREMOS O LINK DA SALA DE TRANSMISSÃO DA AULA.*

Comentários

2020. Instituto Paulo Ziulkoski. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Blackcode-lab