Controle Interno - Aspectos gerais para atuação, padronização e planejamento


Objetivo do curso:

No contexto atual na grande maioria das prefeituras, em relação à operacionalidade dos controles internos municipais, os serviços executados são direcionados para o atendimento quase que exclusivamente para as cobranças feitas pelos tribunais de contas. Para atuar de uma forma mais ampla e em todo o processo de demandas de serviços de controle interno, necessitamos entender o que são os interesses da gestão para satisfação em todas as áreas da organização geral.

A implementação de definições em padrões pré-definidos com o uso da tecnologia e inovação por parte dos governantes exige decisão em investir para melhorar o desempenho, é visível a necessidade de incluir nas administrações a utilização de sistemas modernos de gestão, pois a retração do investimento na modernização, será aceitar o modelo atualmente existente nas gestões.

O planejamento como condição para todas as ações de controle interno, faz do processo de trabalho uma forma de organizar e se preparar a atividade de trabalho a ser desenvolvida. Nesse sentido, constitui como definição de requisitos planejados para que uma auditoria interna ocorre de forma legal e organizada.

A CNM - Confederação Nacional de Municípios e o IPZ - Instituto Paulo Ziulkoski trazem essa qualificação totalmente online.


Investimento:

Inscrições GRATUITAS para servidores de Municípios filiados adimplentes à CNM com o limite de 3 inscrições, a partir da , investimento de R$ 90,00 por servidor.

O valor de inscrição para participante de Município não contribuinte à CNM ou pessoa não vinculada a Município será de R$ 190,00. Após a inscrição você receberá informações para pagamento da mesma. 

Palestrante:

Silmo Streit

Experiência de trabalhos em órgãos públicos municipais, englobando toda área da governança e gestão operacional. Vivência há mais de 20 anos nos trabalhos internos de prefeitura como servidor efetivo concursado e secretário municipal. 
Atuação na iniciativa privada em empresa de fornecimento de software de gestão pública municipal como gerente administrativo e comercial e atualmente como empresário. Ministrante de cursos e palestras há mais de 15 anos sobre gestão pública, tendo capacitado milhares de servidores e gestores municipais. Implantação em prefeituras do fluxograma de compras inter-relacionando setores envolvidos através de movimentação da documentação e autorizações de forma eletrônica. Implantação de rotinas de trabalho em prefeituras através do uso de processos internos padronizados e pré-definidos.


Conteúdo Programático:

Módulo I - Dia 02 de Março, das 14hs às 17hs

  • Condições gerais para atuação em controle interno
  • Áreas da organização geral
  • Estruturas de desenvolvimento efetivo de trabalho do controle interno
  • Inovações aplicadas ao novo modelo de trabalho do controle interno
  • Padronização no trabalho
  • Etapas do processo de controle interno
  • Hierarquia sobre ações de controle interno

 

Módulo II - Dia 03 de Março, das 14hs às 17hs

  • Normas e procedimentos
  • Formas de atuar
  • Considerações gerais sobre o planejamento de uma auditoria interna
  • Plano de atividades anual
  • Planejamento por demandas variáveis
  • Elaboração do plano de atividades

Certificado:

Para emissão do certificado será preciso atingir a carga horária mínima de 75%.

Informações ou dúvidas? Contate-nos:

(51) 3279-4823 - (51) 3407-4935 

[email protected][email protected]

Horário:

O evento será realizado no fuso horário de Brasília/DF.


 

Comentários

Próximos eventos

2020. Instituto Paulo Ziulkoski. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Blackcode-lab