Notícias


Veja nossas últimas notícias

Autor: Fernanda Freitas Data: 27 de Junho de 2023 às 14:50 Categoria: Notícias

  Diariamente, surgem no Brasil novas startups no conceito de Govtech (governo + tecnologia) que se   concentram em soluções tecnológicas e inteligência artificial (IA) para a Gestão Pública. Essa é a         conclusão da análise realizada pelo BrazilLAB, um hub de inovação que acelera soluções tecnológicas   e  conecta empreendedores com o público do setor. Atualmente, mais de 13 mil de startups  estão  em desenvolvimento ou em funcionamento no Brasil.

 Nesse contexto, fica evidente que a inovação e a transformação da Gestão Pública são caminhos   inevitáveis ​​para otimizar, agilizar e acelerar os serviços públicos, aos objetivos de desenvolvimento   sustentável e soluções inteligentes. Para isso, é essencial que os municípios estejam preparados para   enfrentar esses novos desafios, estabelecendo contato com esse ecossistema e definindo políticas   públicas que orientem essa nova era das cidades e municípios.

Uma das Govtechs com mais de 500 entidades públicas e privadas atendidas, é a empresa 1DOC, sediada em Florianópolis. Ela oferece soluções digitais comprovadas para a Gestão Pública, sendo agente transformadora com currículo em todos os estados brasileiros. A 1DOC dentro do âmbitos de serviços, propõe a eliminação do uso de papel, gerando economias na ordem dos milhões. Um exemplo é o caso da Prefeitura de Juiz de Fora/MG, que obteve uma economia de R$ 17 milhões em um ano por meio do programa "Prefeitura Ágil". Esse programa tem como objetivo trazer mais agilidade, segurança, transparência e acessibilidade aos processos, além de proporcionar benefícios ambientais ao eliminar o uso de papel nos processos burocráticos.

Nessa nova era da Gestão Pública, a tecnologia desempenha um papel fundamental na melhoria dos serviços oferecidos aos cidadãos, na eficiência operacional e na sustentabilidade. Estar na vanguarda desse movimento, impulsionando a inovação e criando soluções disruptivas para enfrentar os desafios do setor público, estar antenado e mobilizado para atuar nestes processos é fundamental para os gestores públicos.

 

 

2020. Instituto Paulo Ziulkoski. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Blackcode-lab